BLOG

3 CARACTERÍSTICAS COMUNS DE MUITOS HITS DO MOMENTO

3 CARACTERÍSTICAS COMUNS DE MUITOS HITS DO MOMENTO

A variedade reina nas 100 músicas da tabela Billboard Internacional, contudo muitas tem algo em comum! Aqui vão 3 caracteristicas comuns entre algumas músicas que reinam há muito na Billboard Internacional!

 

BATIDAS LENTAS & ESCALA MENOR = O HIT PERFEITO

Músicas com um tempo e batida lento, algumas até baladas modernas são uma têndencia na tabela das 100 músicas mais batidas do passado ano!
Oito das doze músicas que conseguiram chegar ao topo da tabela são músicas com uma batida considerada lenta entre os 90 e os 105 bpm como por exemplo a ‘Work’ de Rihanna ou a ‘One Dance’ de Drake!

Mais de metade das músicas na tabela de 2015 foram compostas em escalas maiores. Contudo, sete das doze músicas que chegaram ao número 1 desta tabela foram compostas em escalas menores. Por exemplo a ‘Shape of You’ de Ed Sheeran ou a ‘Hello’ de Adele!

 

EXPLORAR O DANCEHALL

Mesmo assim, algumas músicas apetece dançar, certo? É por causa da batida! E o mais certo (para os mais velhinhos) é que te soa familiar?

A batida proveniente dos anos ’70, do Pop Jamaicano, entitulado para os mais sabidos de Dancehall, mas aproveitado para as produções mais Pop contemporaneas do panorama internacional é o que ouves.

Por exemplo a batida de ‘Cheap Thrills’ da Sia ou a ‘Sorry’ de Justin Bieber, vais perceber que a batida padrão deste estilo musical está lá!

 

QUANTAS VEZES JÁ O DISSEMOS – MENOS É MAIS

O minimalismo levado muito a sério! Ouve algumas das músicas mais recentes e vais perceber o que estamos a dizer! Um arranjo musical super ‘light’!

Para a tua próxima produção experimenta algo com secções onde tens apenas dois ou três instrumentos. Experimenta não incluir um bombo até ao primeiro refrão e um baixo ainda mais tarde! As vozes têm de ser rei em toda a produção!

Depois, algumas alterações na dinâmica musical com elementos percussivos, como claps, prato de choques e guitarras em toda a música! Coisas muito simples e momentâneas de forma a manter o ouvinte atento e interessado!

Encontra mais abaixo alguns exemples que esperamos que te possam inspirar!

YOU MAY ALSO LIKE:

Comments are closed.