BLOG

5 DICAS PARA ULTRAPASSARES O MEDO DO PALCO

5 DICAS PARA ULTRAPASSARES O MEDO DO PALCO

Se ultrapassares o medo que tens do palco, estarás preparado não apenas para o mundo cruel da música mas também para o Mundo (literal)… pois o Mundo é um palco feroz!

Aqui vão 5 dicas úteis que descobrimos nesta experiência que temos tido, chamada VIDA mas aplicada ao mundo musical.

ESTAS DICAS SÃO PÉROLAS PARA NÓS. Lê-as e absorve-as…

 

1. NÃO É APENAS UM CONCERTO!

O teu público quer SENTIR!!!

Isto não significa apenas fazeres a tua cena, cantares e atingir com exatidão as notas mais altas e mais baixas… Os teus fans querem sentir a história que está por detrás da tua música. Se te concentrares no sentimento que cada música tem para ti em vez do solo, a tua voz ou mesmo a presença em palco, vais também tu perceber que sentirás a música e a história por detrás dela de uma forma ainda mais intensa!

 

2. CADA QUEDA É UMA EXPERIÊNCIA

Deixa que aconteçam erros.

Se estás preocupado com o que vais cantar, então estás a impor limites a ti mesmo. Muitas vezes abordamos este tema com vários artistas referindo que se não falhares enquanto estiveres a subir na carreira, então o controle que estás a tentar ter nunca te deixará crescer.

Se falhaste significa que provavelmente tentaste algo fora da tua zona de conforto. Se a tua performance foi perfeita, então significa na maioria das vezes que foi uma performance em palco, chata e aborrecida. Quando consegues atingir alguém com aquele sentimento puro e inesperado, estás a tentar algo, que muitas vezes são acompanhados de erros. Alguns erros É MAIS IMPORTANTE do que uma performance em palco chata e aborrecida.

stage fright2

 

3. ESTÁS EM FORMA?

Faz alguns exercícios físicos antes de entrares em palco… SEMPRE!

Vai libertar de uma forma gigante toda a ansiedade acumulada e vai abrir o teu peito. Faz umas flexões ou abdominais. Isto faz maravilhas. Se correres 2 ou 3 km logo de manhã antes do concerto, vais ver os resultados positivos da tua performance em palco…

 

4. ÉS TU QUE ESTÁ EM CONTROLO! PENSA POSITIVO!

Visualiza.

A mesma força e energia que dispendes em pensar negativo, como por exemplo o que é que pode correr mal logo à noite, e aquela nota tão difícil… essa mesma energia e esforço mental pode ser canalizado para uma pensamento positivo, visualizar um espectáculo espectacular e uma experiência em palco incrível.

És tu que controlas a tua forma de pensar, e se nunca pensaste assim, começa a praticar.

 

5.ENSAIA… PRATICA!

Se não estás preparado, estás condenado.

É tão simples quanto isto.

Tens de te sentir nervoso se não estiveres preparado para o que a vida te reserva, testes, falar, apresentações que vão correr mal, e não é coincidencia correrem mal… não estavas preparado, estás à espera do quê? Talvez, se isto acontecer uma vez, vais perceber que realmente precisas de te preparar para o que aí vem!

Ensaia e pratica as vezes que forem necessárias, pois se o fizeres ficará imprimido na tua mente e sentir-te-as preparado!

Não alteres as músicas à última da hora porque estás com dúvidas. NÃO O FAÇAS! Os teus músculos estão ‘memorizados’ para cantar da forma que tu ensaiaste e praticaste, e se o fizeres, prepara-te para o desastre em palco!

stage fright3

 

CONCLUSÃO

LEMBRA-TE… TU ÉS O QUE TU PENSAS!

Diz para ti mesmo, ‘Vamos embora, sempre em frente! Tu queres isto, por isso, siga!!! Tu estás preparado! Por isso vamos a subir ao palco e deixa-te de lamurias!’

Comments are closed.