BLOGUE

Crítica Da Forma Correcta A Tua Música

Crítica Da Forma Correcta A Tua Música

Se não críticas a tua própria música então estás no caminho errado para o sucesso, mas tenho a certeza que o fazes, certo?

Estás a confiar em demasia na tua intuição, a tentar utilizar o teu instinto musical e acreditar no que sentes? Todos sabemos que isto é muito importante, mas tens de ter em conta que por vezes a intuição pode ser enganadora devido a factores como o cansaço e a exposição em demasia à música (Ouvir demasiadas vezes a mesma coisa).

MAIS ESPAÇO PARA A CABEÇA

Como primeira dica, deves desviar o que tens cabeça nesse momento e tentar uma nova perspectiva.

Esquece lá o esforço que tiveste até então para teres o que ouves e tenta uma perspectiva nova como se um simples ouvinte fosses. Isto pode ser difícil – em especial se estás há muito tempo perto desse projecto. Dá espaço à música – seja uma hora ou uma semana – e volta bem fresquinho. Tenta ouvir a música num sistema de som que não estejas habituado a ouvir música, ou inclui a música na tua playlist de músicas de referência e pressiona shuffle.

UM NOVO COMEÇO

Uma das maiores partes do nosso trabalho aqui no estúdio é quando estamos a produzir uma música e temos uma secção ou instrumento, mas que não encaixa de forma alguma na música! Passamos montes de tempo com aquilo e depois chegamos à conclusão que não pode ser aproveitado! Por vezes tens mesmo de pressionar “delete”! Difícil, certo? Se estás a trabalhar numa DAW (como o Cubase, Logic ou Ableton Live) podes gravar versões alternativas da mesma coisa e assim nunca perdes o que criaste. Fá-lo e começa de novo!

CONSELHO VS PERSPECTIVA

Começaste à pouco tempo a produzir? Não peças conselhos a pessoas sem qualquer qualificação profissional.

Uma das maravilhosas coisas que a música tem é que toda a gente a ouve e sente de uma forma diferente. tenta obter feedback de ouvintes casuais que não seja músicos. Vais obter respostas e feedback diferentes pois eles terão dificuldades em expressar tecnicamente os conceitos musicais que procuras. terminologia incorrecta pode facilmente conduzir-te a um caminho errado na tua produção musical.
Podes tentar músicos, mas eles podem não partilhar o mesmo contexto musical e até direcção criativa.

O mais importante é: se precisas de assistência e feedback fora do teu circulo, tenta perceber que vais pedir a quem perceba a tua música e a tua direcção criativa.

(Visited 103 times, 1 visits today)

Comments are closed.