BLOGUE

Dicas Úteis De Equalização Para Uso Diário

Dicas Úteis De Equalização Para Uso Diário

Equalização – As inúmeras possibilidades para melhorar uma pista de voz ou para danificar uma pista de um instrumento. É uma técnica difícil de dominar com tantas variáveis, contudo esperamos que com estas dicas mais abaixo consigam facilitar a vida aos vossos ouvidos.

TURVO

Se te soa turvo, corta (diminui o valor) entre os 250Hz. Embora possam ter esse som turvo proveniente de outras zonas de frequência (especialmente algumas pistas que possam ter uma zona forte abaixo dos 100Hz), começa a partir daqui.

MÁSCARA

Se soa metálico ou pouco perceptível, corta entre os 500Hz. É nesta zona que a maior parte da energia está quando existem pistas de vozes ou outros instrumentos com o efeito de proximidade, quando gravados com o microfone muito perto da fonte.
Se cortarem um pouco nesta zona, por vezes conseguem obter uma claridade quase instantânea.

CORTA

A ideia é cortar de forma a conseguir muito mais claridade. Se vos soa confuso, normalmente é alguma zona de frequência que está acentuada e com muito volume. É mais correcto e fácil cortar do que aumentar o volume em tudo o resto.

ABORDAGEM DIFERENTE

Se querem que soe diferente, então dêem volume. Por vezes não estão à procura de claridade e som limpo, mas sim um efeito diferente com um som particular. Aqui está uma boa oportunidade para darem ênfase a algumas zonas de frequência.

NÃO ESTÁ LÁ NADA

Não podes aumentar algo que não existe. É melhor diminuírem ou cortarem outras zonas do que dar volume a zonas que não existe qualquer energia de frequência

Embora haja alguma excepções quanto às linhas guias mencionadas, vais estar sempre em porto seguro se usares alguma das dicas que estão aqui presentes. Boa Equalização!

(Visited 120 times, 1 visits today)

Comments are closed.