fbpx

BLOG

EM QUE FREQUÊNCIA DE AMOSTRAGEM DEVEMOS GRAVAR, 44.1, 48, 88.2, 96 OU 192KHZ?

EM QUE FREQUÊNCIA DE AMOSTRAGEM DEVEMOS GRAVAR, 44.1, 48, 88.2, 96 OU 192KHZ?

A prática comum há muito, é gravar em estúdio ou em casa com uma frequência de amostragem de 44.1kHz, mas com a tecnologia desenvolvida e em constante desenvolvimento a capacidade de aumentar a frequência de amostragem para valores mais altos, como o 88.2kHz, 96kHz ou mesmo 192khz é cada vez mais comum.

Na nossa experiência, e em termos práticos, não há qualquer problema em continuar a gravar com 44.1kHz seja em 16 ou 24bit, a resolução que vais obter do áudio será muito fiel, com bastante qualidade e terás ficheiros áudio com um décimo de tamanho de outras frequências de amostragem mais altas.

Agora, se estás disposto a gravar com valores mais altos, esta decisão poderá ser bastante válida quando trabalhamos com vozes, pois a maior diferença nas frequências de amostragem acima dos 44.1 será a definição dos agudos não audíveis que ultrapassam os 20kHz.
Se por exemplo quiseres afinar a voz no Melodyne ou Autotune e diminuíres a tonalidade ou mesmo esticar ou diminuir a elasticidade, vai ser menos perceptível a perda de identidade dos harmónicos nessa área! Claro que terás de ter um microfone com capacidade de captação nessa mesma área do espectro sonoro e para além vais estar a sobrecarregar o CPU do computador, pois vai precisar de muito mais sumo para poder processar mais informação recolhida.

Na prática, o que aconselhamos é gravar a 44.1kHz a 24bit, 48kHz a 24bit ou a 88.2kHz a 24bit. A 88.2kHz terás uma magnífica qualidade sonora, com a capacidade de ser manipulada no espectro sonoro com plugins de correcção tonal como também na desaceleração do próprio áudio que precisa de manter a identidade e com a informação adicional que estás a fornecer não a vai perder facilmente e por último estás também a fornecer aos outros plugins de processamento áudio mais informação para eles poderem processar e com mais definição.

YOU MAY ALSO LIKE:

Comments are closed.