
Manter a perspectiva quando estás na fase de produção musical é por vezes difícil quando estás com problemas pessoais ou mesmo profissionais que afectam a tua auto-estima.
Temos a certeza que certos dias estás a lutar contigo próprio para conseguires finalizar a música que estás a trabalhar já há algum tempo, mas por vezes isso não deve ser feito, pois produzir música deve ser algo divertido, criativo e uma forma de expressarmos o que vai dentro de nós, mesmo quando estamos com uma visão mais negativa da vida e dos que nos rodeiam.
A PRESSÃO QUE EXERCES EM TI
Se levas a produção musical como um hobby, deves encarar a música como tal, e não viveres em constante sofrimento ou ansiedade porque não acabas aquela música que sempre desejaste acabar.
Caso leves a música mais a sério e com uma perspectiva profissional, esta pressão e ansiedade é exponencial, pois o mercado e fãs estão sempre à espera de coisas novas, coisas novas e melhores do que as que anteriormente editaste.
Para além disso, pode ter um efeito devastador a pressão que se sente quando se recebe feedback, seja de anónimos, seja de fãs como até de profissionais da área.
A constante necessidade de espalhar a palavra actualizada seja nas redes sociais como na imprensa sobre o artista que há em ti e as produções musicais que tens na carteira provoca também um desgaste enorme e progressivo.
EFEITOS
Que efeitos é que isto tem na tua perspectiva quando estás a produzir, a pensar e a imaginar as tuas próximas produções?
São grandes, caso não consigas manter a objectividade simples e existente na música que é o prazer e a alegria de criar, de expressar o que sentes e o que queres transmitir e como a queres transmitir.
Explorar, é algo intrínseco na produção musical! Até quando temos produções feitas, no acto de gravação de instrumentos como bateria, guitarra, baixo, piano ou mesmo voz, a exploração é algo natural.
Tudo isto pode ficar por terra quando estás pressionado, com a tua auto-estima em baixo, quando te sentes esmagado por todos os factores inerentes a uma posição profissional que tu queres ter na música e no mundo.
VISÃO ARTÍSTICA
Depois temos a visão artística que o músico ou produtor vê numa quase visão tridimensional e que muitas vezes não consegue ser interpretada pelo comum ouvinte, que vai ter uma perspectiva singular e o que ouvem, ouvem de uma forma muito superficial.
A maior parte dos artistas vê o mundo de uma forma diferente do resto das pessoas, com diferentes formas de expressão e até de existência e isto pode também exercer uma enorme pressão, pois a dificuldade de conseguirem passar cá para fora tudo isto pode ser desmotivante.
CONSELHO
Por isso aconselhamos que devem encarar a música de uma forma mais singular, profissional mas divertida e sentir sempre o que os liga à música que é o amor e paixão que sentem por por ela.
Deixem-se inspirar, tirem tempo para vocês próprios, viver uma vida mais socialmente activa, explorar o que gostam para além da música e deixarem-se influenciar por coisas positivas que possam encontrar ao vosso redor.
Transportar estas energias positivas para o que mais gostam de fazer, vai resultar em fazer música com maior motivação, maior auto-estima, e certamente melhores músicas, pois quem as vai ouvir, vai sentir o mesmo que tu estás a sentir quando as produzes!