
A tensão e o stress na garganta são as maiores queixas que ouvimos em estúdio.
Muita gente sofre de fadiga vocal ao fim do dia após devido ao desgaste e tensão acumulada – hoje em dia o maior exemplo é falar ao telefone que após uns bons telefonemas podemos contabilizar uma ou duas horas no mínimo diariamente a falar ao telefone e a maior das vezes usamos a voz de uma forma incorrecta.
Para além disto, há que salientar que uma grande maioria dos problemas vocais surge devido à desidratação progressiva, privação do sono e o uso incorreto da voz quando se fala ou canta.
TENSÃO NA GARGANTA
As cordas vocais ficam situadas no interior onde vês a ‘’Maçã de Adão’’ na parte frontal da tua garganta. Quando há tensão nesta área, normalmente sente-se uma sensação de aperto, peso e até de uma ligeira irritação da garganta.
Quando cantas ou falas, se tiveres atenção, vai ver a tua ‘’Maçã de Adão’’ a mover-se para cima e a fechar a garganta. Isto vai resultar numa voz com um som mais fino ou até de num som com mais ar do que o normal, o que vai provocar uma dor na garganta e consequentemente problemas vocais a curto/médio prazo. Aqui vão algumas dicas que vão servir para aliviares esta tensão na garganta e não criares estes problemas que a longo prazo tornam-se graves e incapacitantes.
EXERCÍCIOS PARA ALIVIAR A TENSÃO DA GARGANTA:
Coloca um dedo na parte de cima da tua ‘’Maçã de Adão’’ e tenta engolir.
Repara no movimento ascendente que a ‘’Maçã de Adão’’ faz.
Agora, mantendo o dedo na parte de cima da tua ‘’Maçã de Adão’’, tenta relaxar e bocejar (o movimento inicial do bocejo vai ajudar a relaxar a tensão que tens na garganta – o bocejo completo vai criar tensão).
Repara no movimento descendente que a ‘’Maçã de Adão’’ faz.
Este movimento abre a garganta e alivia a tensão.
Boceja novamente (não completamente) com a parte detrás da tua garganta. Repete isto algumas vezes para que consigas sentir os músculos da tua garganta a deslizarem quando bocejas desta forma.
Agora, repete o bocejo e expira suspirando um ‘haaaaa’ numa nota aguda que seja confortável para ti e vai descendo ligeiramente – mas sem parar o suspiro.
Pratica este conjunto de exercícios pelo menos 5 vezes ao dia para que consigas aliviar a tensão da garganta.
Há outras formas de se conseguir aliviar a tensão na garganta, como por exemplo uma massagem centrada no pescoço e músculos da garganta, fazer yoga para diminuir a tensão corporal, e alongamentos diários no pescoço e ombros.
Para além disso, a tensão na voz pode resultar do stress.
A incapacidade de ‘falar alto’ quando queres… quando te falha a voz…
A garganta é o centro da nossa forma de expressão e uma tensão psicológica pode resultar numa constrição e tensão física nessa área.
EXERCÍCIOS PARA AQUECIMENTO E ALIVIAR A TENSÃO NA VOZ:
ALCANÇA E DEPOIS PENDURA-TE
Inspira e faz circular os teus braços em direcção ao céu, e começa a olhar para cima esticando também as tuas costelas de uma forma coesa. Tenta alcançar a maior altura que conseguires com os teus braços e pescoço.
Depois, deixa-te cair para a frente, dobrando a tua cintura fazendo também um movimento circular com os braços até que eles consigam tocar no chão.
Deixa que o peso da tua cabeça consiga esticar o teu pescoço e que o peso dos teus braços estiquem os teus ombros até as mãos tocarem no chão.
Enquanto nesta posição, respira vagarosamente mas profundamente. Vais sentir as costas abrirem cada vez que inspiras e a libertação cada vez que expirares. Inspira e expira três vezes e tenta sentir a expansão e abertura dos pulmões! É ótimo para relaxar também!
Na quarta e quinta respiração, enquanto expiras o ar dos pulmões, emite um ‘’ahhhh’ que consiga ir desde os graves aos mais agudos.
Não te esqueças que tens de ter a cabeça e os braços completamente em baixo, a fazer o peso necessário para que as tuas costas e pescoço estejam em suspensão!
Após isto, levanta-te devagar para que consigas esticar as tuas vértebras até estares numa posição completamente vertical e a tua cabeça estar segura na posição inicial!
Vais sentir as omoplatas a deslizarem para baixo e a tua cabeça a flutuar até à posição inicial, numa posição natural e neutra.
LIBERTAÇÃO DO PESCOÇO
Abana a cabeça como se estivesses a tentar tocar com a tua orelha no teu ombro. Faz isto com algum cuidado e com muita calma, sem baixar os ombros.
Depois faz o movimento igual mas para a frente e para trás.
Logo de seguida faz pequenos círculos numa direcção apenas com a tua cabeça, aliviando assim o pescoço e a base onde assenta o teu crânio! Têm de ser movimentos muito cuidadosos, leves e seguros.
De seguida repete os movimentos mas na direcção oposta.
LIBERTAÇÃO DOS OMBROS
Inspira e levanta os ombros em direção às tuas orelhas, apertando com tensão até não aguentares a pressão que estás a sentir, e logo de seguida liberta os ombros e expira com regularidade.. Faz isto 3 a 5 vezes.
ALONGAR O PSOAS
Também conhecido como o músculo do corredor. Em pé, posiciona o teu pé direito pelo menos um metro para trás de ti, baixa o joelho direito até ao chão, e levanta a parte posterior do pé! Quanto mais afastadas as tuas pernas estiverem, maior o alongamento vai ser.
O teu joelho esquerdo deve estar num ângulo de 90 graus, mais ou menos da altura da tua bacia(caso não consigas fazer este exercício, tenta encurtar a distância entre o joelho esquerdo e o pé direito).
Descansa os braços na parte frontal da tua coxa enquanto te esticas para a frente o melhor que puderes, e de seguida deixa relaxar a bacia e deixa-te cair em direcção ao chão.
Enquanto te esticas para a frente, respira, e em cada expiração relaxa a parte frontal da tua bacia (é onde o teu músculo psoas está conectado), tentando esticar cada vez mais em cada tentativa.
Entretanto muda de perna e repete o mesmo exercício.
Estes exercícios vão trabalhar as partes mais importantes do teu corpo, onde a tensão pode ser prejudicial ao canto e afetar, e muito a capacidade vocal e vibratória da tua voz (pescoço, ombros, e bacia).
Nem imaginas como a tensão existente no psoas pode afectar a tua forma de cantar.
O teus músculos Psoas (maior e menor) conectam a tua coluna vertebral à bacia. Se estiverem tensos, vai haver um constrangimento na parte frontal do teu corpo, onde está situado o teu músculo que vai ajudar a respirar (diafragma). Se os teus músculos psoas estiverem relaxados, a tua forma de cantar e respirar vai ser completamente diferente.
Por isso, antes de aqueceres a voz, relaxa e liberta a tensão que tens em ti.