
Com mais de 20 anos na indústria, foram já algumas as conversas que tive até à data com vários produtores nacionais e internacionais! Um dos temas que por vezes vem à tona é o facto de a maior parte ter em carteira produções inacabadas, muitas vezes sem conta e sem estarem bem organizadas? Isto é algo que acontece contigo?
Isto acontece com regularidade porque após umas boas horas de produção já com um objectivo em mente, chegas à conclusão passado algumas horas, de que, o que estás a ouvir está completamente ultrapassado ou que a tua atenção foi desviada para algo que não devias, ou então, de que simplesmente perdeste a motivação de criar porque já não está a soar o que querias.
Depois, o facto de usares os mesmos instrumentos ou o pacote de samples que quase todos os outros produtores usam, facilita tirares conclusões precipitadas e dizes a ti próprio – já tudo foi criado e inventado, que posso fazer eu de novo? – contudo nós dizemos… não não foi tudo inventado!
Então, para a próxima vez, quando pensares em começar uma produção nova, pensa que podes criar algo novo, algo nunca ouvido!
Como?
Nem todos nós temos o mesmo ‘know how’ ou usamos as mesmas ferramentas!
E que tal gastar algum tempo e tentar criar algo novo, algo nunca ouvido, ou algo que tu tens como ideia para o teu projecto?
O que sentimos quando conseguimos criar algo novo, único, é um orgulho imenso e a ligação que vais ter com as tuas novas produções musicais é o factor determinante para nunca desistires do que estás a desenvolver!
Como criar ou desenvolver novos e únicos sons?
Tenta criar novos sons ou efeitos com as ferramentas que tens!
Puxa pela imaginação em primeiro lugar! Podes muito bem usar apenas instrumentos virtuais e até os mesmos que toda a gente usa, contudo, pensa em manipular estes instrumentos, quer seja uma percussão, um piano, uma lead ou um bass!
Se tiveres acesso a um microfone, podes criar os teus próprios samples, seja de voz, seja com um instrumento que tenhas em casa, ou mesmo utensílios caseiros, como por exemplo uma caneca metálica com água ou vinho (se gostares) e dar asas à tua imaginação para depois manipular o som da gravação até estares satisfeito com o resultado final, como por exemplo um pitch down ou up.
A originalidade está em ti, só tens de a explorar e nunca deixar inacabado um projecto original!