
Há várias formas de conseguires ser mais produtivo em estúdio, seja na área de produção musical, gravação, mistura ou masterização!
O objectivo? Poupar clicks no rato, desperdício mental e uma metodologia que te poupa tempo na centenas de acções que tens de decidir no momento para conseguires atingir os objectivos que pretendes!
ESPAÇO DE TRABALHO
Se tiveres um espaço de trabalho organizado e limpo não vais ter as dificuldades em encontrar e usar o que precisas! Por vezes estamos a seguir um raciocínio de trabalho ou tarefas que se interrompido, perder-se-á indubitavelmente! Isto serve também, para por exemplo tirares o som do teu telemóvel quando estás a desenvolver tarefas que exigem uma concentração mental acima do normal, embora o mesmo possa estar visível e sempre à mão, contudo serás apenas distraído no segundo que passa para deitares o olho ao telemóvel.
PADRÕES / TEMPLATES
Se usares padrões ou templates no DAW ou software que estás a usar, vais ver que vais reduzir o tempo de consumo consideravelmente!
Estes padrões podem ser usados para a criação de novos projectos dentro do teu DAW quando usas quase sempre o mesmo tipo de pistas, auxiliares e pistas de efeitos.
PRESETS
Deves guardar as alterações que fazes em qualquer instrumento virtual ou efeito como compressor, equalizador ou reverb para depois numa próxima oportunidade possas escolher e usar de uma forma quase instantânea o mesmo efeito ou instrumento virtual.
Por exemplo quando estás a pesquisar o teu instrumento virtual, vamos imaginar o NEXUS, e encontras aquele som dentro dos presets e por fim vais manipulá-lo para ir de encontro ao que pretendes… guarda-o num preset próprio e anota-o num caderno para que para uma próxima vez o consigas encontrar e usar de uma forma muito rápida!
NOTAS
Tira notas! Sobre pormenores que conseguiste descobrir ou estás a usar para que no futuro possas consultar as mesmas e de uma forma muito rápida as possas usar novamente num projecto futuro. Notas sobre produção musical, notas sobre progressões harmónicas, notas sobre o routing de um específico software, notas sobre algo que achaste instrutivo e útil… tira notas para um notebook ou livro de notas e deixa-o num local visível e acessível!
FECHA TODAS AS APLICAÇÕES
Não te esqueças de fechar todas as aplicações que estavam a correr antes de começares a trabalhar. Não precisas de distrações de notificações sobre software ou aplicações que não vais usar nas próximas horas.
ATALHOS
Para nós, os atalhos que temos aprendido em vários software que usamos em estúdio, tem sido uma revelação em termos de otimização de tempo. O rato é bom, mas teres na mão esquerda os atalhos no teclado, e que com um ou dois cliques e de uma forma quase que instantânea tens a possibilidade de conseguir algo que demoravas bastante tempo a procurar e depois executar… agora multiplica isto em 2 ou 3 horas de trabalho e a montanha de cliques que vais poupar… consequentemente tempo.
Aprende os atalhos que existem no DAW que usas… vais ver que não te vais arrepender!