
Estimados clientes e amigos,
Sentimos a necessidade de chegar desta forma até vós com a esperança que se encontrem bem e com todos os recursos necessários para atravessar esta fase tão conturbada.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou Pandemia de Covid-19 na quarta-feira passada (dia 11 de Março de 2020).
A OMS acredita como também nós acreditamos que a Contenção da circulação do vírus precisa de ser implementada por todos os países e é apontada como o pilar das ações a serem tomadas para que as consequências que estamos a viver hoje não se tornem mais graves amanhã.
Todos os países e seus cidadãos devem fazer o máximo para evitar qualquer contágio.
Na quinta-feira (12 de Março de 2020) foi também declarado pelo nosso Governo o Estado de Alerta em todo o País, colocando os meios de proteção civil e as forças e serviços de segurança em prontidão.
Certo é, que todos temos um papel importante na contenção da doença, por isso, e acima de tudo, para bem da saúde dos que amamos e nos são próximos, optámos pelas seguintes medidas que são efectivas a partir da data da publicação deste comunicado:
- Apenas realizamos consultas de produção musical, produção vocal e lírica, de gravação, mistura e masterização, quando o staff dos Sound Pressure Studios achar que existem as condições ideais para as mesmas acontecerem e se os clientes concordarem com todas as condições que foram determinadas pelo staff dos Sound Pressure Studios.
- Apenas realizamos sessões de produção e de gravação quando o staff dos Sound Pressure Studios achar que existem as condições ideais para as mesmas acontecerem e se os clientes concordarem com todas as condições que foram determinadas pelo staff dos Sound Pressure Studios.
- Sendo improvável determinar a contaminação de algum colaborador dos Sound Pressure Studios ou do cliente, a decisão de confirmação da marcação ficará sempre ao critério dos Sound Pressure Studios.
- Sendo improvável determinar a contaminação do cliente, caso se confirme a decisão da sua vinda ao nosso estúdio, este terá de adoptar sem reserva todas as direcções de higiene pessoal e do estúdio impostas pelos colaboradores dos Sound Pressure Studios.
- Não serão permitidos quaisquer alimentos ou bebidas alcoólicas trazidos pelos clientes.
- Todas as misturas e masterizações são feitas em sessões não presenciais.
O NOSSO ESTÚDIO – INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Como prática habitual diária, todos os equipamentos e as instalações são limpos e desinfectados antes e depois de cada sessão.
Isto inclui microfones, instrumentos, cabos, tripés, teclas, puxadores de portas e até a campainha da porta.
Não estamos parados!
Sentimos necessidade de cancelar todas as sessões que tínhamos marcadas até ao final da próxima sexta-feira devido ao desenvolvimento desta conjuntura de acontecimentos tão graves que está afectar um País tão rico de cultura e boa gente.
Para a semana trataremos de vos informar sobre as futuras marcações em estúdio.
CORONAVIRUS (COVID-19) – INFORMAÇÕES
Mas afinal o que é este Covid-19 de que tanto se fala?
O Coronavírus é uma família de vírus já conhecida há vários anos como sendo capaz de causar doenças em humanos, seja com sintomas respiratórios, seja com sintomas gastrointestinais. Na maioria dos casos, esta família de vírus causa uma infecção semelhante à gripe comum e, em casos raros, pode provocar formas de doença mais graves como é o caso da Pneumonia.
O Covid-19 é uma estirpe de vírus pertencente a esta grande família que, até então, nunca tinha sido identificada em seres humanos. A primeira vez que tal aconteceu foi em Dezembro de 2019, na China, na já conhecida cidade de Wuhan. A fonte de infecção é ainda desconhecida, mas os principais sintomas presentes nas pessoas infectadas já são conhecidos: tosse, febre e dificuldade respiratória.
O vírus transmite-se por contacto próximo com pessoas infectadas, superfícies e objectos contaminados, através de gotículas libertadas pelo nariz ou boca quando tossimos ou espirramos. As gotículas podem depositar-se nos objectos ou superfícies que rodeiam a pessoa infectada. Por sua vez, outras pessoas podem infectar-se ao tocar nestes objectos ou superfícies e depois tocar nos olhos, nariz ou boca.
CORONAVIRUS (COVID-19) – CASO SUSPEITO? O QUE FAZER?
Actualmente, é considerado um caso suspeito de infecção por Covid-19 quando o indivíduo apresenta sintomas de tosse, febre ou dificuldade respiratória e, concomitantemente, esteve nalgum país onde existem casos infectados com o vírus, ou teve contato direto com uma pessoa infectada.
Em caso de dúvida ou suspeita, o indivíduo deve contactar a linha Saúde 24 (808 24 24 24) por forma a ser orientado nos próximos passos a tomar.
CORONAVIRUS (COVID-19) – PRECAUÇÕES
De uma maneira geral, e apesar de todo o alarmismo que infelizmente paira no nosso país, as únicas medidas que actualmente são recomendadas pela Direcção Geral da Saúde (DGS) são as seguintes:
- Tapar o nariz e a boca quando espirra ou tosse (com lenço de papel ou com o cotovelo, nunca com as mãos; deitar sempre o lenço de papel para o lixo;
- Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto directo com pessoas doentes;
- Evitar contacto próximo com pessoas com infecções respiratórias.
- Todas estas medidas são as medidas gerais que devem ser tomadas por qualquer pessoas seja para prevenir a infecção provocada pelo Coronavírus, seja para prevenir a chamada gripe sazonal. Não há por isso necessidade de alarmismos ou medidas especiais.
É ainda reforçado pela DGS que o uso de máscara, no contexto desta infecção, deve apenas ser feito por:
- Pessoas com sintomas de infecção respiratória (tosse ou espirros);
- Suspeitos de infecção por Covid-19;
- Pessoas que prestam cuidados a suspeitos de infecção por Covid-19.
CORONAVIRUS (COVID-19) – DENTRO DO ESTÚDIO DE GRAVAÇÃO
As medidas que todos os que trabalham no nosso estúdio como também clientes devem ter são simples e nada diferentes do que é recomendado:
- Evitar a sua deslocação ao estúdio caso tenha sintomas de infecção respiratória (tosse ou espirros);
- Evitar a sua deslocação ao estúdio caso seja suspeito de infecção por Covid-19;
- Evitar a sua deslocação ao estúdio caso preste cuidados a suspeitos de infecção por Covid-19.
- Caso sejas assintomático, deves tapar o nariz e a boca quando espirra ou tosse (com lenço de papel ou com o cotovelo, nunca com as mãos; deitar sempre o lenço de papel para o lixo;
- Caso sejas assintomático, deves lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto directo com pessoas doentes;
- Caso sejas assintomático, deves evitar contacto próximo entre pessoas (1 metro no mínimo é o aconselhável).
E para concluir este comunicado, vamos usar as palavras escritas bonitas e sentidas por todos nós de uma das grandes vozes Portuguesas.
“Estamos juntos!
A hora é de união de tomada e alargamento de consciência, de responsabilidade.
Cada um de nós é responsável pela saúde de todos.
Em tudo e sempre, é assim.
Mas desta vez, não há como olhar para o outro lado e não reflectir na velocidade, na voracidade do modo de vida das nossas sociedades e em como, globalmente, as nossas acções afectam sempre o próximo.
De como a nossa vida pode mudar radical e subitamente por causas ou interesses que nos são alheios. Enquanto vítimas de perseguição, seja por vírus, seja por pessoas, podemos ficar absolutamente vulneráveis e precisar de quem nos ajude e acolha.
Uma palavra sentida de pesar por todas as vítimas deste vírus e uma outra, de imensa gratidão e encorajamento, para todos os profissionais de saúde, que incansavelmente e sem poder vislumbrar uma pausa, se dedicam a dar-nos a esperança da sobrevivência e da cura.
Um forte abraço” – Teresa Salgueiro