
Se és músico, cantor ou mesmo produtor musical, parece que estás sempre numa constante corrida contra o tempo para conseguires acabar o que começaste, numa corrida contra ao tempo para conseguires finalizar os objectivos que propuseste a ti próprio, antes de acabar o ano, ou mesmo antes de estares mais velho um ano, pois pode já ser tarde demais!
Dás conta diariamente de novos artistas, novas bandas a fazer músicas com um drive comercial brutal e olhas para eles e vês que são um putos novos, e que estão tão activos!
Olhas para ti e já tens uns bons aninhos de vantagem em comparação e ficas com a ideia de que se calhar já não vais a tempo, já passou o teu tempo e que nem vale a pena apostar na tua música, em criar música nova com a possibilidade de conseguir no futuro uma carreira profissional.
Mas isso é demonstrativamente irreal. Todos têm a sua história. Verdade que muitos músicos e artistas conseguiram o sucesso artístico já com uma certa idade, seja aos 30, 40 , 50 ou até mais!
A probabilidade de desenvolvimento artístico quando se é novo é exponencialmente menor do que alguém que já tem uma bagagem e história por detrás e o mais certo é que sem ajuda de ninguém alguém mais velho que sempre lutou dentro do meio artístico tem de certeza mais experiência e facilidade em converter uma simples música em uma obra de arte!
A voz que tens dentro da tua cabeça que te diz que já estás velho demais, que já perdeste o comboio sempre que pensas pôr a mão na massa… tu sabes e sentes que não é real.
Não é um pensamento consciente, racional – é sim o medo de falhar que te vai consumindo dia após dia, uma forma de te protegeres de uma potencial rejeição por parte do teu público.
‘Sou velho demais e nunca terei o sucesso que outros terão’ – mas o que tu queres dizer é ‘Ninguém vai gostar da minha música e isto é uma verdade inabalável que eu nunca vou conseguir controlar, por isso, para quê sair da minha zona de conforto se posso culpar o meu insucesso em outra coisa qualquer.’
Se ficar mais velho é um elemento motivador para continuares a fazer música, boa música, crescer todos os dias, aprender ainda mais todos os dias e desenvolver o que tens na tua bagagem em algo fenomenal, então deves estar orgulhoso e não parar, nem hoje nem nunca.
Contudo, se achas que a idade que tens é o elemento motivador para pensares que já não vale a a pena, então deves também perceber que o único que está interessado em saber em que idade é que tu começaste a fazer música, a cantar, a produzir é apenas TU e mais ninguém.
Se já não estás na idade de fazer música pop, como a malta mais jovem que a música para eles é uma aventura, uma forma de se expressarem, uma forma de demonstrar a sua rebeldia, então certamente vais fazer música mais ‘adulta’, menos ‘broadband’, para um público mais específico, então não deves estar muito preocupado com o ‘sucesso’ imediato’, com a exposição pública massiva, com as más línguas (embora elas sempre existam), mas uma coisa é certa… vais fazer o que gostas, o que sempre gostaste de fazer e agora de uma forma mais acertada, mas assertiva, e se tens experiência e um passado musical, certamente mais qualidade musical.
Mas no final de contas o conselho que podemos dar alguém que tenha a idade que tenha, e quer começar ou mesmo continuar a auto-motivar-se a fazer novas músicas e quem sabe uma carreira artística é algo simples como isto:
- Tem calma e dá a ti próprio o tempo para desenvolveres o que queres para ti e para a tua música.
- Isto nunca será uma corrida, mas sim uma maratona.
- Diverte-te e ganha coragem como também encoraja quem te rodeia.
- Dá o teu melhor às outras pessoas e a ti próprio.
- Reflete e pensa sobre as tuas acções.
O sucesso é apenas medido por ti, não pelos outros. Se produzir e publicar a tua música é algo que tu amas, então podemos dizer que és uma pessoa cheia de sucesso. Se vais ganhar algum dinheiro da tua arte, então ainda melhor.
Ainda assim, Quincy Jones tinha 50 anos quando produziu Thriller para o Michael Jackson. Nunca é tarde demais, apenas quando desistes!
Nunca desistas! Nunca pares de sonhar! Sê feliz!