O MINDSET PARA ESTARES NO MUNDO DA MÚSICA.
PARTE 2
Na primeira parte, demos-te 9 dicas importantes para conseguires ter o mindset que qualquer artista ou banda tem de ter para conseguir desbravar caminho no mundo a que chamamos ‘music business’, que em Portugal está ainda num desenvolvimento precoce.
A informação e a formação que os músicos e artistas têm hoje, não se compara com o que sabíamos, há 10 ou 15 anos atrás.
Mas, como a informação não ocupa lugar, demos por nós com bastante informação de algibeira que certamente vai ajudar muitos, que estão a dar os primeiros passos, ou mesmo aqueles que já andam nisto há algum tempo.
O factor que te vai destacar não é a criação de um artista, mas sim de uma marca que está em constante movimento.
Decide-te como queres que o público te reconheça e garante que tudo o que fazes vai reflectir isso mesmo – desde o design, grafismo das tuas redes sociais, fotos e vídeos, à tua música – tudo deve ter uma coesão exacta e precisa.
Uma biografia bem escrita é um elemento crucial, se queres vingar no mundo da música como independente. Para além de conter a informação que os media precisam vai também ser o elemento de conexão com promotores que te vão ver.
Aqui vão algumas dicas de como escrever uma biografia:
Sabias que as playlists são uma das formas mais populares de se encontrar novas músicas?
Cria uma playlist (definida por gênero musical ou humor que esteja conectado com a tua música) com algumas das tua músicas. A maior partes das plataformas digitais estão ligadas às redes sociais, por isso é uma excelente forma de as pessoas espalharem a tua música.
Não faças playlists apenas da tua música. Assim vais afastar as pessoas. Inclui artistas ou bandas que penses que os teus fãs também gostem e mete no meio algumas das tuas músicas. E como última dica, usa a qualidade em vez da quantidade – por isso escolhe o que tu achas que é apenas boa música. – não faças uma playlist muito longa.
Ter as tuas músicas remisturadas é mais uma excelente forma de promoveres a tua música – e para além disso conseguirem estar em contacto com outros artistas, produtores e Djs elevando assim ainda mais o teu público para estilos musicais que nunca pensavas possível.
Faz uma competição para remisturarem a tua música, ou cria um pacote multi-pista da tua música e disponibiliza online para que os produtores possam ter fácil acesso de download.
Encara a tua música com algo vivo, como algo que está em constante movimento e em mutação constante.
Não interessa o estilo musical da tua música, o que interessa é que tem de ter motivos de interesse, seja com mudanças da assinatura do tempo, dinâmicas musicais ou até de estrutura, de forma a conseguires manter a atenção de quem a vai ouvir.
Cria momentos de antecipação!
Cria subidas e descidas magníficas ou abruptas.
Cria secções musicais fortes e outras mais delicadas.
Sabes quando estás a ouvir um concerto ao vivo e a banda no refrão aumenta ligeiramente a velocidade da música para criar aquela intensidade e conexão com o público? Estimula quem vai ouvir a tua música com algo semelhante!
Já tentaste saber quem é que está a falar de ti e da tua música? Gastar algumas horas no google para tentar perceber, é algo positivo, mas não é algo produtivo.
Para optimizares o teu tempo, vai aos google alerts e inclui o teu nome artístico e a tua música e assim que houver conteúdo com as palavras que usaste, vais receber no teu email um alerta do conteúdo disponível online.
Assim poderás partilhar este mesmo conteúdo para te auto promoveres!
Esperares até pensares que a tua música está perfeita sem ter qualquer feedback exterior é um erro. A perfeição é muito subjectiva! O que é perfeito para ti, pode não ser para o teu público.
Tens de conseguir feedback do teu público alvo ou pelo menos de alguém exterior e considera que há sempre algo a fazer ou a limar.
Se o feedback que vais obter não vai de encontro às tuas expectativas, não vás abaixo. Encara o feedback como algo que é muito positivo para ti e para a tua música, pois poderás levar a tua música para o caminho perfeito e para onde o teu público alvo deseja estar na tua música.
Existe uma rede de marketing completamente gratuita à tua disposição à espera de promover a tua música – os teus fãs. Não tenhas receio de os envolver na tua carreira musical. Um fã partilha com muita facilidade conteúdo no qual esteve envolvido, seja na parte da criação ou mesmo desenvolvimento.
Podes partilhar nas tuas redes sociais conteúdo gráfico submetido pelos teus fãs, desde artwork do teu próximo single ou até vídeos com a tua música no background.
Podes também pedir aos teus para te enviarem playlists que possam incluir a tua música, e até a setlist perfeita para eles para o teu próximo concerto, como também músicas cover que gostariam de ouvir.
Conteúdo gerado pelos teus fãs dão-te credibilidade.
Sempre que tenhas um concerto marcado que deves sempre promover, aproveita todos os canais que tens à tua disposição. Faz vídeos, tira bastantes fotos, anuncia na tua landing page ou website e nas tuas redes sociais.
Se não o fizeres, vais perder uma oportunidade única de criares conteúdo como também dares ainda mais visibilidade que tanto precisas!