
AS 9 PRIMEIRAS DICAS
Ser artista ou uma banda no mundo da música, seja em Portugal como no estrangeiro, é uma luta constante, pois a concorrência é enorme e feroz, seja em que estilo musical for.
A nossa experiência dos últimos 20 anos dentro deste mundo, deu-nos uma real perspectiva do que um artista ou banda deve ter como mindset, se quiser estar saudável em todas as frentes de numa maratona que é construir uma carreira musical, que perdure e que trace um caminho em que se possa sustentar financeiramente e ter ainda a alma viva para o que realmente gostam de fazer, que é música e tocar ao vivo as suas músicas.
Conseguimos compilar muito da nossa experiência em várias dicas e aqui ficam as nossas primeiras 9! Fiquem atentos pois vamos ter muitas mais no futuro:
SUCESSO – O QUE É PARA TI?
Nunca pares de fazer músicas novas e editar uma por uma até que no futuro uma destas músicas tenha o reconhecimento merecido! O teu trabalho passado e músicas editadas até então será depois reconhecido.
Tens de aprender a ter paciência, determinação e encontrares motivação suficiente para nunca desistires do que gostas de fazer!
Hoje em dia deves agarrar a maior ferramenta de distribuição que são as redes sociais e websites de streaming e construir uma forte presença, com carisma e determinação!
E se demonstrares às pessoas que estás determinado para o sucesso e tiveres uma grande dose de humildade, o sucesso pessoal como artístico será natural e uma realidade no futuro.
Não precisas de ter um album platina para teres sucesso, mas tu precisas de definir o que é o sucesso para ti.
Necessariamente vais tentar cobrar pela música que fazes, e se o fizeres (que é perfeitamente natural), então tens de considerar que estás a comportar-te como um negócio, como uma empresa que tem um produto à venda.
Nesta realidade de negócio, podem acontecer duas coisas… podes gerir bem ou mal o teu negócio.
Agora o que nunca deves fazer é não considerar a tua arte um negócio, pois assim nunca estarás a valorizar o teu trabalho, a tua arte.
O trabalho nesta empresa é: criar música, música que vais tentar fazer chegar aos ouvidos e corações do maior número de pessoas, e se amarem a tua música ainda melhor! Este é o teu compromisso, contigo e com a tua arte.
Nesta imagem, há ainda pessoas que confundem o que é o sucesso, e para muitos não é ter uma album que chegou a platina, mas sim pequenos objectivos, pequenos degraus que consideram um sucesso.
Então, uma das primeiras coisas que deves fazer é definir o que é para ti o sucesso, realista, num curto, médio e longo prazo.
SÊ QUEM ACHAS QUE DEVES SER E NÃO QUEM PENSAS QUE CONSEGUES SER!
Se achas que tens vocação para ser um escritor então foca todas as tuas energias e tenta ser o melhor escritor que possas ser. E fica agradecido por seres quem és!
QUE NUNCA SEJA POR CAUSA DA ‘FAMA’ MAS SIM PORQUE AMAS O QUE FAZES
A chave de conseguir furar no mundo da música tem 4 factores importantes:
- Nunca parar de aprender
- Ser persistente
- Trabalhar arduamente
- Arriscar
Se tiveres uma boa razão para seres artista ou músico então que não seja por causa da fama, mas sim porque amas o que fazes, porque amas passar a tua energia ao vivo e de diferentes formas e não porque simplesmente é engraçado tocar ao vivo.
Faz-te acompanhar pelas pessoas certas, pois nunca o conseguirás sozinho.
TENS DE TRABALHAR E PRATICAR A TUA ARTE TODOS OS DIAS
Uma das tuas prioridades diárias deverá ser trabalhar na tua arte todos os dias, nem que seja um pequeno período de tempo. Podes ter a melhor promoção artística possível, a melhor qualidade sonora de gravação, mas se a tua arte não tiver lá, o impacto será impotente.
Mas depois muitos dizem: ‘mas eu trabalho bastante o meu talento, o que é que queres dizer com isso?’… quer dizer que deves praticar todos os dias, e mesmo assim, compreender e apreender que vais ter dias muito positivos mas também dias muito negativos, com feedback que deixa em baixo. Quer dizer que por vezes vais ter de prescindir de ir beber um copo com os amigos, ou jogar playstation ou xbox ou ver aquele filme que toda a gente está a ver.
Para além disso, as performances seja em estúdio como ao vivo são exigentes, por isso deves estar em forma fisicamente. Não descures o exercício diário ou idas ao ginásio!
A REGRA DOS TRÊS
O primeiro passo para que consigas ser eficiente com o teu website, é certificar que está direcionado para os teus três tipos de fãs e que lhes estás a dar o que eles querem:
- 1. Fãs Potenciais – O teu website ou landing page é atrativo? É fácil aceder à tua música?
- 2. Fãs Actuais – É fácil comprar a tua música e as datas que tens marcadas estão acessíveis facilmente?
- 3. Super Fãs – Tens conteúdo exclusivo e uma possível área de membros exclusivos?
PROTEGE OS TEUS DIREITOS
Ter a tua música completamente gratuita é uma excelente forma de promoção, criar uma base de fãs contudo tem de estar protegida, seja para o uso indevido ou sem autorização ou mesmo para não ser plagiada.
Em Portugal tens organizações oficiais e associações que deves usar para registar a tua música.
Deves assim, registar as tuas músicas e letras na IGAC (Inspeção-geral das Atividades Culturais) que é uma organização governamental de forma a estares protegido sobre os direitos intelectuais, na SPA (Sociedade Portuguesa de Autores) para receberes todos os direitos quando a tua música é usada em público ou pelos media, na GDA (Gestão dos Direitos dos Artistas) que tem como missão a gestão coletiva dos Direitos Conexos ao Direito de Autor dos Artistas, intérpretes ou executantes, onde se incluem atores, bailarinos e músicos, bem como os seus sucessores e na AMEI (Associação de Músicos Artistas e Editoras Independentes).
NÃO AUTOMATIZES A TUA INTERAÇÃO
Caso estejas a pensar em usar um software de automação para envio de mensagens directas ou mesmo de emails direcionados a promotores de concertos, não o faças. Estes conseguem perceber de longe que tu estás a chegar até eles dessa forma. Já têm bastante calo, pela experiência que têm e que é diária!
Tenta sempre uma via mais pessoal, um telefonema, um email mais pessoal e simpático com um prévio estudo de quem estás a tentar comunicar.
CRIA UMA MAILING LIST
O marketing por email é ainda a forma mais eficiente de chegar aos teus potenciais e verdadeiros fãs, onde consegues criar uma genuína relação e levar os mesmos a uma acção pensada por ti, como por exemplo vender a tua música ou ver o último vídeo que lançaste no teu canal youtube.
O nosso departamento de comunicação digital tem muita experiência na criação de mailing lists, e os passos necessários para conseguires o conseguires ainda requer algum trabalho, como por exemplo ter uma landing page com um formulário apelativo, mas antes temos de criar incentivo para chegar até esta landing page, que pode ser gerado nas redes sociais ou com campanhas direcionadas para o efeito. Para além disso tens de criar incentivos, motivos reais para os visitantes assinarem a tua mailing list, como por exemplo, músicas gratuitas, merchandising, ou um vídeo exclusivo.
Não é fácil mas a experiência nesta área é uma mais valia, por isso, caso não tenhas experiência, tenta contactar um profissional de comunicação para te ajudar!
O CHÁ É UM DOS REMÉDIOS QUE DEVES USAR PARA SUAVIZAR A TUA VOZ
Uma das coisas que tentamos passar a muitos vocalistas é o uso de chá verde com um pouco de sumo de limão e com uma pitada de gengibre para suavizar a voz.
Se tiveres a voz suja ou cansada ou com aquele ardor cada vez que a utilizas de uma forma mais intensa, esta é uma boa solução. O truque é nunca beber o chá demasiado quente, morno é suficiente.